Minha empresa fatura, mas o lucro não aparece: onde está o erro?
Por Dayele Morais
Se você é empresário e sente que está vendendo bem, movimentando o caixa, mas mesmo assim o lucro não aparece no fim do mês… então, essa matéria é pra você.
Essa é uma das dores mais comuns entre empreendedores de todos os portes. E a verdade é que isso tem solução — mas primeiro, é preciso entender a raiz do problema.
Faturar muito não significa lucrar bem
Essa é uma confusão comum: achar que se a empresa está vendendo bastante, então está tudo certo. Mas, a equação não é tão simples assim.
O faturamento é tudo que entra no caixa, enquanto o lucro é o que sobra depois de pagar todas as despesas, impostos, folha, fornecedores e investimentos. Ou seja, faturar bem não garante que sua empresa está saudável financeiramente, e isso pode ocorrer por diversos fatores.
Abaixo, estão elencados 5 pontos que são os vilões do seu lucro.
1. Regime Tributário Inadequado
Você pode estar no regime errado (Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real), pagando muito mais impostos do que deveria. E isso pode significar até dezenas de milhares de reais por ano jogados fora.
2. Precificação mal calculada
Muitos empreendedores definem preços com base na concorrência ou “no que acham justo”. Mas sem conhecer seus custos reais, margem de lucro ideal e tributação, você pode estar vendendo muito e lucrando pouco (ou nada).
3. Mistura das finanças pessoais e empresariais
Esse é um dos erros mais comuns: pagar contas pessoais com dinheiro da empresa, ou vice-versa. Isso distorce completamente a visão financeira do negócio e atrapalha qualquer análise contábil, uma vez que a visão
4. Falta de planejamento contábil e fiscal
Sem acompanhamento contábil estratégico, você deixa de aproveitar oportunidades de economia tributária, incentivos fiscais e organização financeira. Dessa forma, uma contabilidade consultiva pode ajudar a antecipar problemas e melhorar os resultados.
5. Fluxo de caixa desorganizado
Não basta saber quanto entra e quanto sai. É preciso planejar, projetar cenários e entender quais são as melhores datas para pagamentos e investimentos. Sem isso, o negócio vive apagando incêndios.
Como resolver isso de forma prática?
O primeiro passo é parar de tratar a contabilidade como uma obrigatoriedade burocrática. Com o apoio certo, ela se torna uma aliada estratégica para o crescimento do seu negócio.
Na Costacont Contabilidade Resolutiva, nós atuamos como parceiros dos nossos clientes. Avaliamos cada ponto da sua gestão para identificar oportunidades reais de redução de custos, aumento de lucro e organização financeira.
Nosso objetivo é simples: ajudar você a ganhar mais, pagar menos impostos e dormir tranquilo sabendo que o seu negócio está em boas mãos.
Quer saber se a sua empresa está no caminho certo?
Fale com o time da Costacont e solicite uma análise personalizada do seu cenário contábil. Vamos te mostrar, com dados e estratégia, como transformar faturamento em lucros maximizados.
✉️ Entre em contato conosco e dê o primeiro passo para uma contabilidade resolutiva de verdade.