Skip to main content

O estranho caso da cidade onde TODOS constroem suas próprias casas.

Publicado em: 26 de setembro de 2025

Por Alexandre Batalha

Existem coisas e situações que encontramos nas redes sociais e por toda a internet, que a gente só acredita se realmente puder conferir. Esse texto fala sobre esta cidade, onde cada morador constrói sua própria casa, com suas mãos, suas ferramentas, seus equipamentos, sem engenheiros e arquitetos, ou nenhuma ajuda.

Parece loucura, mas é exatamente assim que tem funcionado ao longo dos anos. Cada família constrói ao mesmo tempo em que ensina aos filhos o pouco que se sabe sobre construção civíl, pois os dias, meses e anos estão passando e ainda encontramos e normalizamos esses absurdos que deveriam nos causar espanto. Cada família improvisa, aprendendo o básico com os pais e acreditando que isso é o normal. É comum os pais e mães ensinarem aos filhos como nivelar um piso, quais materiais utilizar para as colunas e vigas, mas nada muito detalhado.

Certamente você já consegue imaginar que nessa cidade, não existem grandes construções, prédios enormes, uma linda arquitetura, mas todos dão um jeito e providenciam sua própria morada.

Tudo ia “razoavelmente bem” até a primeira grande tempestade. Em fevereiro de 2025, chuvas históricas destruíram milhares de casas. Quase 18% das pessoas perderam tudo o que tinham e mais de 78% ficaram com danos sérios em suas moradas. A tragédia mostrou o óbvio: casas feitas sem preparo não resistem.

E sabe o que é pior? Em vez de questionar o sistema, as pessoas culpavam os vizinhos. “Usou material barato”, “não reforçou o telhado”, “fez errado”. Ninguém percebia que o problema era muito maior e a solução não pode ser mais óbvia: não dá para construir algo sólido sem especialistas.

Claro que, nos últimos anos, houve uma chuva forte aqui e ali. Houveram alagamentos e algumas perdas pontuais, mas nada se comparou ao problema desse ano.

Você deve estar se perguntando: o que aconteceu com as pessoas? As casas não eram fortes o suficiente? A resposta não poderia ser diferente. As casas frágeis e mal construídas não resistiram. Todo mundo conhecia alguém que perdeu tudo (ou quase tudo) na chuva.

Sempre que acontece uma situação parecida, aparece alguém dizendo que “deviam ensinar engenharia civil nas escolas”, mas no geral, ninguém achava um absurdo tão grande que pessoas comuns, sem preparo algum, tivessem a responsabilidade de erguer suas próprias casas. E, depois que acontece a tragédia, não dá para voltar no tempo e dizer “ah, eu devia ter buscado alguém mais experiente lá no início”.

E é exatamente isso que acontece no Brasil com as finanças. Cada pessoa ergue sua própria “casa financeira” sozinha, sem orientação profissional. Aprende com os pais, com amigos ou por tentativa e erro. O resultado? Dívidas, falta de patrimônio e sonhos que nunca saem do papel. Alguns prodígios conseguem sem a devida ajuda, mas são poucas as exceções.

Assim como uma casa mal construída desmorona na primeira tempestade, uma vida financeira sem planejamento também cai no primeiro imprevisto. Perda de emprego, crise, endividamento: basta um vento mais forte e tudo vai embora.

Neste instante, você faz aquela cara de “Eu sabia.. sabia que a história não era verdade. Jamais teríamos uma cidade com casas tão mal construídas”… mas antes de relaxar, preciso lembrar, nós normalizamos esse absurdo diariamente. Se eu iniciasse esse texto falando das mazelas financeiras que temos no Brasil, você passaria os olhos pelo título, lembraria de já ter visto isso em outro lugar e a vida segue. Eu e você sabemos disso, então lhe convido para ler os próximos parágrafos, prometo que será rápido.

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Assim como engenheiros constroem casas seguras, existe quem pode estruturar sua vida financeira para que ela resista a qualquer crise. É exatamente isso que fazemos na Costacont, em nossa consultoria  financeira, completa e acessível, um acompanhamento personalizado – é como ter um personal trainer para suas finanças. Nosso objetivo é garantir que sua “casa financeira” seja sólida, confortável e capaz de realizar seus sonhos.

Para começar, oferecemos uma avaliação inicial 100% gratuita. Nela, você descobre se a sua vida financeira está segura ou se corre riscos invisíveis que podem desmoronar seus planos no futuro. É como ter um engenheiro avaliando sua casa antes da tempestade.

Não espere chegar a tempestade e correr o risco de perder tudo para perceber a importância de agir agora. Quanto antes você começar, mais rápido terá segurança e clareza sobre seus próximos passos.

A consultoria da Costacont é pra você? Em uma avaliação inicial poderemos ter essa resposta. Na pior das hipóteses, você sai da reunião com alguns insights.

E agora, vai esperar a tempestade ou será mais um dos nossos clientes que vai procurar um engenheiro para lhe acompanhar nessa obra?

📞Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas!

× Como posso te ajudar?